Conforme o post anterior configurando o multisites do wordpress local, agora vamos ver como pegar tudo isso e jogar para um servidor de hospedagem, configurando o multisite online. Para o exemplo em questão será utilizado uma hospedagem com o cPanel, nesse caso o hostgator.

cPanel é um software de gestão utilizado por serviços de hospedagem, que funciona como uma interface de gerenciamento dos serviços. Saber mais.

Necessário:

  • Possuir um domínio nacional ou internacional configurado
  • Possuir um plano de hospedagem

1º passo – Hospedar WordPress

Primeira etapa para transferir o wordpress para a hospedagem é realizar o backup do banco de dados, para isso, conforme definido no post anterior basta acessar através da url seudominio.com/phpmyadmin/. Acessando a base de dados é possível exportar a mesma, as opções podem ser as default.

A seguir deve ser enviado os arquivos da instalação do wordpress para a hospedagem, essa transferência é feita através de FTP, o cliente FTP utilizado como exemplo é o FileZilla. As credenciais de acesso devem ser disponibilizadas pelo responsável da hospedagem. Após conectado basta transferir todos os arquivos para a pasta public_html. Esse processo pode demorar um pouco.

Com a transferência dos arquivos realizada, vamos:

  1. Criar um novo banco de dados MySQL.
  2. Criar um novo usuário.
  3. Vincular ao banco e definir os privilégios.

2º passo – Importar e ajustar dados

Com o novo banco de dados criado basta importar o banco de dados anteriormente extraído, basta acessar o phpMyAdmin disponível pela hospedagem.

Se a URL utilizada for diferente (URL local para o domínio), a mesma deve ser atualizada na tabela wp_options, nas colunas siteurl e home.

O mesmo vale para os registros dos subdomínios.

Também devem ser atualizados o endereço das imagens/arquivos utilizados nos posts, para isso pode ser executado o seguinte script sql na base de dados:

 UPDATE wp_posts SET post_content = REPLACE(post_content, 'dominiolocal.com', 'www.dominio.com'); 

-- Subdomínios: 
UPDATE wp_2_posts SET post_content = REPLACE(post_content, 'blog.dominiolocal.com', 'www.blog.dominio.com'); 

Com o banco de dados criado e pronto, deve ser atualizado as informações de conexão no arquivo wp-config.php, após isso o mesmo deve ser enviado novamente para o servidor via ftp.

Nesse momento o domínio principal já deve estar funcionando.

3º passo – Configurando subdomínios

Agora em relação aos subdomínios, levando em consideração que o WordPress MU já havia sido configurado localmente com todos os subdomínios necessários, falta apenas configurá-los na hospedagem. Para isso, pode ser criado um subdomínio no cPanel conforme imagem abaixo, com o wildcard *, notando que o endereço deve ser a pasta public_html/ que contém a instalação do wordpress.

Também é recomendado inserir as seguintes entradas no editor de zona do DNS:


-- 1º:
Nome: *.dominio.com
TTL: 14400
Class: IN
Tipo: A
Registro: ip do servidor

-- 2º:
Nome: blog.dominio.com
TTL: 14400
Class: IN
Tipo: A
Registro: ip do servidor

-- 3º:
Nome: www.blog.dominio.com
TTL: 14400
Class: IN
Tipo: CNAME
Registro: blog.dominio.com

Após isso os subdomínios do WordPress MU já estarão funcionando online. É isso!

JHBitencourt

leia mais